sábado, 31 de março de 2007

Saltimbancos: Jesualdo Ferreira & Fernando Santos

É já amanhã que se realiza o escaldante Benfica-Porto. Para além do carácter especial de qualquer Clássico, este tem a particularidade de em ambos os bancos estarem treinadores que já representaram o rival.















Jesualdo Ferreira iniciou a sua carreira como treinador em 84 ao serviço da Académica de Coimbra. Conta com passagens pela selecção de Angola, Estrela da Amadora, Selecção de Esperanças de Portugal, FAT Rabat (Marrocos), Alverca, Benfica, Braga e Boavista. No início desta época transitou para o FC Porto. Amanhã regressará a uma casa que bem conhece. No Benfica, Jesualdo Ferreira ocupou as funções de treinador-adjunto de Toni e posteriormente chegou ao cargo principal do emblema da Luz. Acabou por ser despedido do SLB na época 02/03, depois de ter sido eliminado da Taça de Portugal pelo Gondomar, em pleno Estádio da Luz. No FC Porto, Jesualdo Ferreira tem a grande oportunidade de atingir aquilo que nunca conseguiu enquanto treinador principal: ser campeão nacional.













Do outro lado da barricada estará Fernando Santos. O actual treinador do Sport Lisboa e Benfica iniciou a sua carreira de treinador no Estoril Praia, na época de 93/94. Fez história no comando do Estrela da Amadora, clube que orientou na temporada seguinte à sua estreia como treinador. Os bons desempenhos na Amadora levariam Fernando Santos ao Futebol Clube do Porto. Na Cidade Invicta, conseguiria o seu único título de campeão nacional, permitindo que o FC Porto obtivesse o seu quinto título consecutivo. Um facto inédito no futebol português que determinou a alcunha de "Engenheiro do Penta" ao treinador lisboeta. Do currículo de Fernando Santos constam ainda passagens pelo AEK de Atenas, Panathinaikos e Sporting Clube de Portugal. Refira-se que Fernando Santos conseguiu a proeza de ser o primeiro treinador português a comandar os destinos dos três grandes clubes de Portugal.

Sem comentários: