sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Brilhantes Diamantes: Ljubinko Drulovic

Ljubinko Drulovic foi um futebolista difícil de igualar, pois desenvolveu um estilo muito peculiar. O sérvio tinha um pé esquerdo de sonho. Destacava-se pela velocidade, pela finta deliciosamente curta com que ludibriava os adversários e pelos cruzamentos milimétricos de trivela, que sobrevoavam os adversários e caiam onde deviam cair, ou seja, na cabeça de Jardel. Foi durante épocas a fio o rei das assistências do campeonato. O seu futebol era um regalo para a vista. Drulovic foi um dos mais destacados extremos-esquerdos que passearam classe pelos estádios portugueses.

Jogador de futebol rectilíneo, Drulovic era daqueles que iam à linha de fundo cruzar para a área, habilidade que hoje rareia. O seu requintado pé esquerdo deixou saudades a todos os amantes do futebol-espectáculo. Drulo ingressou no Porto em 93/94, vindo do Gil Vicente. Esteve oito temporadas ao serviço do Porto e contribuiu pessoalmente para cada um dos 5 títulos consecutivos. Drulovic é o exemplo perfeito de que só é Penta quem pode!

Terminado o contrato com o Porto em 2000/01, o internacional sérvio transferiu-se livremente para o SL Benfica, na época seguinte. Um processo conturbado, já que o FCP propôs-lhe a renovação do contrato mas Drulovic já se tinha comprometido com o Sport Lisboa e Benfica. Permaneceu duas temporadas na Luz. A sua saída causou mágoa nos adeptos azuis e brancos, mas a passagem sem glória pelo Benfica levou a que os tripeiros perdoassem a traição.

Após vestir a camisola do Benfica, Ljubinko jogou no campeonato do seu país ao serviço do Partizan de Belgrado. As pazes entre Drulo e o Tribunal das Antas foram feitas, em 2003/04, quando o Partizan jogou com o Porto para a UEFA Champions League. Drulovic entrou no relvado das Antas no decorrer do jogo e foi efusivamente aplaudido pelos presentes. Os melhores anos da sua carreira foram passados nas Antas. Ainda hoje Drulo se refere ao Porto com um enorme carinho, comprovando que o selo da amizade e da gratidão continua intacto. Ljubinko Drulovic finalizou a sua carreira de futebolista no Penafiel.

(Texto retirado parcialmente daqui)

7 comentários:

dragao vila pouca disse...

Grande jogador, grande profissional e grande homem.Pena que na parte final tenha trocado o F.C.Porto pelo Benfica.Ainda o Quaresma era uma criança já o Drulo,fazia trivelas.
Um abraço

Dragaopentacampeao disse...

Excelente executante. Drulovic foi importante no FC Porto.

"Meteu" muitas bolas na cabeça do Jardel para este brilhar.

Foi pena ter mudado de ares.

Nicolau d'Almeida disse...

É verdade, foi pena ele, a dada altura, ter mudado de ares. Tenho aqui no GdI uma rubrica chamada "Coração de Dragão" e só não incluí lá o Drulovic precisamente pelo facto de um dia ter trocado o Porto pelo Benfica. Ainda assim Drulo fez muito pouco na Luz.

Exactamente, as trivelas do Drulovic... Enfim, uma delícia!

Cumprimentos.

Anónimo disse...

"Ainda o Quaresma era uma criança já o Drulo,fazia trivelas."

Bem lembrado! Ainda há quem diga que as trivelas são "à quaresma"...

Quanto ao ter mudado de ares, os grandes jogadores acabam sempre por subir de nível na carreira. Mesmo que isso só aconteça aos 30 e tal anos... :p

Nicolau d'Almeida disse...

Ao trocar o Porto pelo Benfica, a única coisa em que Drulovic subiu de nível foi na conta bancária! Acho que ninguém tem dúvidas a esse... nível.

dragao vila pouca disse...

Embora a resposta do Nicolau seja demolidora eu acrescento o seguinte: se arrependimento matasse!...

Pedro Silva disse...

Drulovic o Mestre da Régua e Esquadro, os seus passes eram sempre uma certeza de que seriam golos... grande jogador e só tenho pena é que tenha acabado a carreira como acabou...

Quanto ao jogo do Bessa, o Quaresma que se cuide que vai levar e bem dado que este é o tipo de jogo dos Boavisteiros.

Saudações Portistas e um abraço meu caro amigo e leve o tempo que quiser na sua análise.